PEC - Museu Lauro da Escócia

O P.E.C (Projeto Explorando o Conhecimento) teve seu início no dia 06 de Abril de 2013, com a visita ao Museu Lauro da Escócia, em Mossoró/RN.

1º ACANTONAMENTO DO G.E.M.A

Confira as fotos do 1º acantonamento do G.E.M.A, realizado nos dias 03, 04 e 05 de Maio.

ESCOTEIRO POR UM DIA

Atividade realizada no dia 26/04/2013, na Escola Estadual Dr. Ewerton Dantas Cortez, para comemorar o dia mundial escoteiro (23/04). Foi apresentado alguns princípios básico do método escoteiro, além da aplicação de atividades recreativas.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Cofira as fotos da missa em ação de graças ao dia mundial do escoteiro, realizada na catedral de Santa Luzia de Mossoró.

G.E.M.A - CALENDÁRIO DO 1º SEMESTRE DE 2013

Confira o calendário do 1º simestre de 2013 do grupo de escoteiros monsenhor américo 81°/RN.

Mostrando postagens com marcador ramo lobinho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ramo lobinho. Mostrar todas as postagens

sábado, 11 de maio de 2013

Ramos do escotismo segundo a UEB


   Os jovens são divididos conforme a faixa etária em vários ramos ou secções. Cada ramo possui um programa de desenvolvimento e de atividades apropriados à idade e ao desenvolvimento mental, intelectual, espiritual, físico e social do jovem. São esses os ramos definidos pela UEB:
Ramo Lobinho: para meninos e meninas de sete a dez anos. Seção: Alcateia de lobinhos, Alcateia de lobinhas, ou Alcateia mista. São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de quatro a seis Lobinhos). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mogli, o menino lobo);
Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos. Seção: Tropa de escoteiros, Tropa de escoteiras ou Tropa escoteira mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre;
Ramo Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos. Seção: Tropa de seniores, Tropa de guias ou Tropa sênior mista. São os Seniores e Guias Escoteiras, divididos em Patrulhas (grupos de quatro a seis Seniores e Guias). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;
Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos. Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.

   Para mais informações, acesse a página direcionada ao seu ramo, ou entre e contato conosco.

Ramo Lobinho


   No grupo escoteiro a seção que se reúne as crianças que tem entre 7 e 10 anos recebe o nome de Alcateia. Esta alcateia está dividida em matilhas, sendo que cada uma recebe uma cor. Assim as crianças se reúnem, tornam-se amigas, e juntas vão ter os primeiros ensinamentos do método escoteiro. Na alcateia a criança aprende viver em grupo, a ser responsável pelas suas próprias coisas.
   O fundo de cena da Alcateia é baseado nas fábulas do “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling. Como Mowgli, nossos lobinhos e lobinhas vivem como o Povo Livre da Selva e aprendem a serem livres por meio da solidariedade e do respeito à lei. A autoridade máxima da alcateia é Aquelá, o lobo mais velho e experiente a quem todos os lobos devem respeito. Os outros personagens contribuem para educação dos lobinhos, personificando o caráter e sabedoria temos o urso Baloo, a habilidade e a força temos a pantera Bagheera e a inteligência da serpente Kaa.

Promessa do Lobinho
Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Obedecer à Lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Lei do Lobinho
I. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
II. O Lobinho pensa primeiro nos outros.
III. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
IV. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
V. O Lobinho diz sempre a verdade.

Grande Uivo
AKELÁ FAREMOS O MELHOR!
MELHOR, MELHOR, MELHOR, MELHOR?
SIM! MELHOR, MELHOR, MELHOR, MELHOR!

Lema do Lobinho
“MELHOR POSSIVEL!”